12 médicos em falta para utentes do concelho de Mafra
A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, foi hoje ouvida na Comissão Parlamentar de Saúde, onde afirmou que existirem “muitíssimos centros de saúde” com dificuldade em “ter recursos humanos para lá pôr”.
A Área metropolitana de Lisboa é uma das que mais sofre com a colocação de médicos, a ministra relembrou que “há muitas situações” em que são abertas vagas que ficam por preencher. As razoes apontadas para que os médicos não se fixem na Área metropolitana de Lisboa são o preço das habitações e o elevado custo vida.
Por Mafra, em 2016, a autarquia criou um programa de incentivos para atrair médicos de família para o concelho, um apoio mensal de 400 euros para transporte ou habitação. Os médicos têm de prestar serviço efetivo durante 5 anos, mantendo-se o apoio da câmara durante dois anos.
A medida atraiu 15 médicos para o concelho, que apesar de dispor de modernos centros de saúde, tem um deficit de pelo menos 12 médicos para fazer fase aos cerca de 39 mil utentes sem médico de família existentes no concelho.